top of page
Foto do escritoronradioup

Alexandre e Douglas Lora celebram 35 anos de parceria em"Irmãos Lora", primeiro álbum do duo



Os instrumentistas, compositores e mestres Alexandre e Douglas Lora comemoram 35 anos de parcerias musicais com o lançamento do álbum "Irmãos Lora", pela gravadora Audio Porto. O encontro das duas potências da música instrumental em duo é inédito em um registro de estúdio.


E para marcar a estreia, Alexandre e Douglas elegeram, respectivamente, o handpan e o violão de 7 cordas para compor a obra, que está disponível em todas as plataformas musicais desde 21 de maio. Ao combinar o violão, tão característico da música brasileira, com um instrumento ainda recente na história da música, os Irmão Lora apresentam um trabalho contemporâneo, inédito e instigante na música instrumental brasileira e universal.



O handpan é um instrumento de percussão melódico feito de aço, surgido na Europa, no ano 2000. A complementaridade dos timbres dos instrumentos, proporcionada pelo ataque do violão estendido pelo handpan, gera um fenômeno sonoro de fortalecimento mútuo que resulta na unidade harmônica de um terceiro som, inusitado e singular.


Uma colaboração que, tecnicamente, garante a manutenção da vibração alta dos sons e, no plano sensorial, proporciona ao ouvinte uma música curativa, relaxante, que pode contribuir para a elevação e o despertar de sentimentos de harmonia e esperança. Além dos instrumentos protagonistas, o álbum traz também outros elementos de percussão e sintetizadores.

O álbum representa um território livre, que celebra a diversidade musical, a união familiar e a conexão com a natureza. As nove faixas de “Irmão Lora” incorporam ritmos como o ijexá e baião, elementos eletrônicos, momentos de contemplação (sons meditativos e mântricos), improvisação e influências da música clássica.


A alquimia de gêneros e ritmos do álbum é fruto do repertório universal dos músicos e de sua ampla atuação. Antes de desaguar nas composições de seu primeiro disco juntos, os artistas criaram e participaram de dezenas de projetos. Em seus mais de 35 anos de carreira, Alexandre e Douglas tem em seus currículos indicações ao Grammy, na categoria de melhor álbum de world music, ao lado de Dudu Maia e Anat Cohen.


Alexandre Lora é considerado mundialmente um dos mais respeitados músicos e estudiosos das possibilidades melódicas e rí­tmicas do handpan. Douglas Lora figura entre os novos expoentes do violão de 7 cordas, além de possuir um já reconhecido trabalho internacional no violão erudito e popular.


Individualmente ou em colaboração, já experimentaram sonoridades que vão do metal e rock progressivo, passando por samba, choro, forró e reggae, até música clássica, jazz e bossa nova, com passeios pela música indiana e eletrônica.


O processo meditativo de composição da obra conta ainda com liberdade e energia, herdadas de experiências da adolescência roqueira, das rodas de samba e dos grupos de jazz, que abrem campos de improviso nas canções.

Além de contribuir nacionalmente, em ações como o programa de educação musical gratuita Projeto Guri, com capacitações para jovens instrumentistas, os músicos atuam como embaixadores da música brasileira no mundo todo.


Alexandre e Douglas Lora já levaram shows, workshops e masterclasses para países como EUA, Canadá, Colômbia, Equador, Argentina, Inglaterra, República Tcheca, Áustria, Alemanha, Espanha, França, Itália, China, Coreia do Sul e Austrália.

Comentarios


bottom of page